E eis-nos em 2022, Senhoras e Senhores, e a Revista I&C e a Koty Mkt Digital trazem à vossa leitura o Painel da 17ª Edição da Febratex, a maior feira tecnológica das Américas no ramo têxtil.
A Febratex 2022 ocorreu nos dias 23, 24, 25 a 26 de agosto, na Vila Germânica, em Blumenau, Estado de Santa Catarina, Brasil.
Entre 30.000 m² de áreas de exposição, o evento teve foco em inovação tecnológica e sustentabilidade têxtil, e a presença de empresas internacionais e nacionais que aposta(ra)m no bem-estar industrial e social mostrou que a velha indústria poluente decidiu virar a página…
Uma das sensações do evento foi a Exposição Green Circle, a mostrar produtos desenvolvidos com tecnologias sustentáveis com a presença, também, do Centro de Tecnológico de Portugal; a par, a renovação do Startup Corner, um espaço reservado para as soluções de inovação criadas para a indústria têxtil; e anunciou a Preview / Febratex Summit 2023, a ´voz´ do todo têxtil que já faz parte do futuro, hoje. Um exemplo: a empresa MaSo, do Porto, apresentou um sistema próprio para leitura e definição de cores que harmoniza todo o conjunto do trabalho na ordem de serviço.
Quase um evento paralelo, mas perfeitamente integrado à programação, a Conferência Febratex reuniu palestrantes de diversos segmentos tecnológicos e empresariais, com soluções e produtos de última geração.
Assim como a Startup mostrou o que somos no mundo interligado pela ´caravela www´, o Grupo Febratex fez questão de se incluir… Pois então, e assumiu a sua parcela cibernética com o espaço Febratex Conecta. E pronto, entre a Febratex e o Mundo Têxtil há agora uma network de conhecimentos e ações colaborativas.
Entre o Grupo Febratex e a Imprensa Tecnológica (brasileira e sul-americana) tem havido um intercâmbio noticioso e de ideias. E se tivemos pandemia (´Covid-19´) e interrupção de eventos, isso não gerou ruptura no noticiário e na troca de ideias, o jornalismo se fez presente ´on-line´ e, agora, no evento realizado na sempre charmosa e acolhedora ´estação´ Blumenau.
Algumas empresas criaram oportuno sensacionalismo na apresentação de novos produtos e reformulação de identidade corporativa (a brasileira Global, Química & Moda passou a ser Grupo Bloom para iniciar parceria com a israelense Kornit Digital), o que agitou o mercado tradicional têxtil e o têxtil digital. Novos tempos, novas parcerias/soluções em tamanho corporativo.
De destacar que no campo do maquinário híbrido (por x., eletromecânico com comando computacional), como o da calandragem (Mogk, Yguaçu) por ex., o avanço tecnológico é admirável, enquanto as impressoras/carrosséis de estamparia serigráfica (a brasileira Mogk e a portuguesa S.Roque, entre outras) continuam um show à parte, enquanto a termoimpressão (transfer e plotter, EFI|Reggiani, Fremplast, Nova Dampex, Fabrijet – e, esta última, com tintas próprias) seguem a renovar o próprio mercado. Este campo tecnológico mostrou, também, como entre o analógico e o digital (= o tradicional e o moderno) existe um compromisso histórico-científico de modernização em busca de uma indústria de lucro socialmente mais justo.
Uma das empresas tradicionais neste meio é a Agabê, da Família Bianchinni, cuja qualidade tecno-centífica para serigrafistas, e estamparia em geral, mostra o quanto é importante o desenvolvimento do Brasil a partir das suas unidades industriais.
Exemplo bem sucedido na região catarinense (município de Benedito Novo) é a BN Papeis, que fabrica papéis especiais, incluindo o de sublimação já considerado um dos melhores do mercado nacional e internacional, e em cuja planta industrial pratica-se a economia circular – i.e., a gestão socialmente assente no princípio da responsabilidade profissional e adequação à geo-hidrografia local.
Por outro lado, a Moda mostrou na Febratex que se adaptou perfeitamente aos novos tempos, não apenas porque a Indústria Têxtil já caminha ´digitalmente´, mas porque ela – a Moda, não é somente passarela, é também produto e filosofia aos estilos geossociais na diversidade mercantil.
“O escritor e jornalista João Barcellos esgotou a 2ª Edição do livro Sustentabilidade Entre Gráficos & Têxteis, e já prepara a 3ª Edição. O livro apresenta palestras e estudos técnico-filosóficos que têm gerado novas ´janelas´ de conversação, o que consolida a ideia do autor luso-brasileiro”, escreveu em seu ´blog´ Mariana d´Almeida y Piñon, professora artes visuais em Paris e co-fundadora do Grupo de Debates Paralelos, em visita a Blumenau.
Obviamente, cabe aqui um abraço à Equipe FCEM pelo acerto estrutural que levou ao sucesso da Febratex 2022.
Reportagem do historiador| editor João Barcellos
Revista I&C e Koty Mkt Digital | Febratex, 2022.