Conceito Adequado de Gerar Riqueza
Uma empresa é o que é pelos fundamentos, éticos e científicos, que a norteiam desde a implantação da estrutura de produção.
Exemplo bem sucedido no Estado de Santa Catarina (município de Benedito Novo) é a BN Papeis, que fabrica papéis especiais, incluindo o de sublimação já considerado um dos melhores do mercado
nacional e internacional por ´experts´ da moda e da comunicação visual, e em cuja planta industrial se pratica a economia circular – i.e., a gestão socialmente assente no princípio da responsabilidade profissional e adequação à geo-hidrografia local pela demanda do ´desperdício zero´.
No início com 25 pessoas, a BN Papeis logo alcançou o patamar de excelência técnico-científica, estabeleceu-se como planta industrial ambientalmente adequada e opera agora com 150 pessoas em níveis de conhecimento apropriado a cada função. Por isso, a empresa não atua apenas para o mercado brasileiro, é uma das poucas empresas integradas ao conceito ´Feito No Brasil´, ou seja, já opera em outros países e com produtos inovadores para mercados diversos, dos meios gráfico e têxtil ao alimentício.
Criada por Carlos Stein, e sempre acompanhado por ´gente que conhece o ofício de fazer papel´, a BN Papeis produz hoje Papel Flex c/ Alvejante, Papel Transfer p/ Sublimação, Papel Kraft, Papel Teck s/ Alvejante e Revestido. E se no caso do papel especial para transfer e sublimação a empresa já é referência internacional, ela já desenvolve produtos sob demanda para o meio da embalagem de material de higiene (embalagem de papel para o ´papel higiênico´ a substituir o plástico) e papel revestido para alimentos. Carlos Stein soube dinamizar as pessoas que o cercam com o conceito ´trabalhar inovando´, e o resultado não poderia ser melhor: a BN Papeis é hoje uma empresa com uma produção diária de cerca de 60 toneladas e em estágio de ampliação com metas definidas já até 2030. Do empresário às pessoas que com ele colaboram, a BN Papeis é uma lição de empreendedorismo e de consciência socioambiental.