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Vidro Serigrafado

Existe um trabalho, também artesanal,
pela Serigrafia, para dar cor e estampa
integrada ao Vidro: é uma decoração que fixa
a tinta de serigrafistas em forno de têmpera…
João Macedo Correia – ceramista;
Barcelos-Portugal, 1973.

 

 

A primeira vez que escutei falar de ´arte serigrafista´ na indústria foi numa conversa com o meu avô Macedo, na sua oficina d´olaria, em Barcelos. Eu ia passar finais de semana com ele e aproveitava para inteirar-me de tecnologias que o meu pai José havia mostrado em nossas incursões tecnológicas entre têxteis e gráficos. Já tínhamos falado acerca da Serigrafia, mas nunca nessa especialidade também muito aplicada por artistas plásticos. Numa dessas visitas, deu-me a ler uma revista inglesa: “A casa do homem do povo deve ser preservada, pois, nela está a evolução criativa de gerações”. Era uma frase do artista e pensador britânico John Ruskin [1819-1900], que influenciou também a arquitetura e a decoração a partir dos Anos 50 no Séc. 20 e assim continua no 21. “A arte ancestral que é a Serigrafia ajuda hoje, por exemplo, a compor aplicações graficamente visionárias na construção civil e na arte, em geral” [José Carlos Macedo, 1973]. E eu utilizei esses fragmentos de iluminação para vários artigos técnicos e palestras

Ah, e o processo?… Serigraficamente é aplicada uma tinta sobre uma chapa de vidro, que vai ao forno onde os pigmentos integram a massa do vidro. Eis o Vidro Temperado e Serigrafado. O meu avô mostrou-me, num forno que o meu pai havia eletrificado, como processar a vitrificação em peças pequenas, artesanais.

A aplicação de Vidro Temperado e Serigrafado passou a fazer parte da moderna arquitetura – a ´casa de vidro´ – e da “…decoração vítrea, que ilumina interiores em estampas serigrafadas” [Correia, idem].

Hoje, o Vidro Temperado e Serigrafado está na indústria automotiva (bloqueia os raios ultravioleta e infravermelho), nas casas, e como amplos painéis decorativamente funcionais, mantém o calor interno, e etc.; a Arte Serigrafista deve ser aplicada principalmente em vidro laminado e, industrialmente, a tinta é fixada a 600ºC nessa chapa.

 

BARCELLOS, João
Fotos: ´Vitraglass´ e ´Quitauna´, pinçadas da web.
Recomendação: Informações técnicas para Tinta Serigráfica e Maquinário podem ser obtidas também na AGABÊ (agabe.com) e na MOGK (mogk.com.br).
Anotação: Não me seria possível ser o jornalista tecnólogo que sou hoje sem os ensinamentos, teóricos e práticos, do meu avô João e do meu pai José; nem o historiador e o poeta, sem a insistência do meu avô materno Faria, para a leitura dos clássicos (livros que eu ´devorava´ nas férias de verão na sua Quinta da Moura Encantada, em Abade-do-Neiva, também em Barcelos).
História: Os holandeses montaram a primeira oficina de vidro no Brasil no assentamento ´pernambucano´ de Nassau, em Olinda e Recife, nos anos 1624 e 1635 respectivamente.
Picture of João Barcellos

João Barcellos

Escritor (literatura ficcional, historiográfica, tecnológica), Pesquisador de História e Conferencista, é português (1954) com livros publicados em diversos países, e tem o Brasil como sede enquanto "fazedor de conteúdos". Editor e cofundador das revistas Impressão & Cores, Jornal Corpus, e da agência Koty Marketing. É cofundador do Grupo de Debates Noética (Brasil / América Latina) e membro-representante do Centro de Estudos do Humanismo Crítico (Portugal), coordena as coletâneas Palavras Essenciais e Debates Paralelos, com 16 e 17 volumes.