fbpx

NÉON LED

Letreiro & Decoração

As tecnologias servem, e sempre serviram, a dois modos operacionais: a) o utilitário, no domicílio e na empresa, e b) em ambos, de forma decorativa… Uma dessas tecnologias polivalentes é o Gás Néon que, no caso da iluminação, é aplicado na iluminação de ambientes e na fabricação de objetos luminosos para letreiro e decoração.

Os tubos onde o gás néon gera descarga elétrica, logo, iluminação, possibilitam ângulos inusitados e dão cor a objetos de sinalização funcional e cultural. Entretanto, o Neon ganhou um concorrente chamado Led. Em desuso em muitos países, o tubo fixo Néon retorna como fita flexível Neon Led com a vantagem de ser ele mesmo uma comunicação visual versátil, porque se conecta com programação computacional e, por isso, ser operacionalizado por fone celular.

“A tecnologia LED, ou Light Emitting Diodo (ou…, Diodo Emissor de Luz) surgiu em 1962 e, então, há 60 anos, revolucionou conceitos no segmento da iluminação. O nosso mundo, que gira em torno da eletricidade, nunca mais foi o mesmo, porque do diodo chegamos à nanotecnologia. Obviamente, o clássico Neon (o Gás Neon entubado) seria substituído em parte”, afirmou João Barcellos em palestra (Cotia/Br., abril de 2022). E agora, o Neon-Led leva a alegria da eletricidade a qualquer festa, até debaixo d´água…

Picture of João Barcellos

João Barcellos

Escritor (literatura ficcional, historiográfica, tecnológica), Pesquisador de História e Conferencista, é português (1954) com livros publicados em diversos países, e tem o Brasil como sede enquanto "fazedor de conteúdos". Editor e cofundador das revistas Impressão & Cores, Jornal Corpus, e da agência Koty Marketing. É cofundador do Grupo de Debates Noética (Brasil / América Latina) e membro-representante do Centro de Estudos do Humanismo Crítico (Portugal), coordena as coletâneas Palavras Essenciais e Debates Paralelos, com 16 e 17 volumes.