fbpx

Americana abriu as portas da TECNOTÊXTIL BRASIL na FIDAM

Eram 14h nos velhos certõens y mattos paulistas onde migrantes americanos fizeram da vila Carioba uma municipalidade industrial chamada Americana e, saiba-se, corria o mês de março de 2023, ano da graça para o renascimento da FIDAM e da história canavieira-algodoeira que deu origem ao polo têxtil.

Com a FCEM, a FIDAM e o poder público de Americana, a feira TECNOTEXTIL DO BRASIL assentou sede no interior paulista e mostrou, logo no dia 7, dia primeiro, que a região abraçou a ideia de ser e se exibir como Cidade Têxtil.

Em sua palestra acerca da história d´Americana, o historiador e jornalista João Barcellos deixou registrado que o 7 de março de 2023 não seria um dia do acaso, mas do reencontro do povo americanense com a sua arqueologia industrial e o seu sítio urbano.

Mais de 120 empresas exibiram maquinários e acessórios têxteis, do mais simples ao mais sofisticado, para um público que buscou informação e novas oportunidades de negócios.

 

 

 

 

Tecnotêxtil Brasil
FIDAM, Americana

De 7 a 10 de março | 14h às 21h

João Barcellos

João Barcellos

Escritor (literatura ficcional, historiográfica, tecnológica), Pesquisador de História e Conferencista, é português (1954) com livros publicados em diversos países, e tem o Brasil como sede enquanto "fazedor de conteúdos". Editor e cofundador das revistas Impressão & Cores, Jornal Corpus, e da agência Koty Marketing. É cofundador do Grupo de Debates Noética (Brasil / América Latina) e membro-representante do Centro de Estudos do Humanismo Crítico (Portugal), coordena as coletâneas Palavras Essenciais e Debates Paralelos, com 16 e 17 volumes.