Serigrafia e/ou Sublimação

   Não é uma questão de opção, é uma questão relacionada a serviços específicos e demandas quantitativas que exigem qualidade, o que a Serigrafia e a Sublimação oferecem. Por isso, a escolha por tais processos de aplicação tecnológica em Estamparia é também um processo de pesquisas elaboradas para atender melhor o mercado.

   Profissionais serigrafistas operam com matrizes [quadro, tela, emulsão + tinta, rodo) para aplicar cada cor no objeto a decorar, seja com tinta base d´água ou plastisol, e tudo sem limites de produção, porque as matrizes têm ótima durabilidade quando tratadas (na pré-impressão) com os devidos cuidados técnicos. E, por enquanto, os custos serigráficos também compensam…

   Já profissionais da termoimpressão, convencional e, agora, mais digital [´plotters´ de impressão e corte], operam sob o conceito de ´transfer´ – a saber: é impressa uma imagem [texto, desenho, foto, etc.] em papel especial, com tinta sublimática, o papel é levado a uma prensa térmica e prensado no objeto [papel, tecido, etc.], ação da qual resulta uma estampa. O mesmo processo é hoje aplicado através da computação gráfica em impressoras eletroeletrônicas [= ´plotters´], um mercado dito ´têxtil digital´ que é já um ´nicho´ próprio abrangendo toda a cadeia têxtil-serigráfica e transfer, tudo muito favorecido pela nanotecnologia.

Tinta Serigráfica | É uma formulação que mistura produtos químicos [o ´veículo´, com óleo ou resina; o ´pigmento´ que oferece a cor, além de ´reativos´ para adequarem o produto às superfícies rígidas e flexíveis], tem propriedades adesivas e a espessura relaciona-se com a quantidade de tinta puxada pelo rodo na tela e ao número fios com os quais a tela foi fabricada.

Tinta Sublimática | É um corante que injeta gotículas através de um sistema tanque-injetor. Sob controle nanotecnológico, a tinta sublimática pode ser alterada desde o tamanho da gotícula ao número de injetores no cabeçote da impressora [´plotter´].

   Seja qual for o sistema a escolher, deve-se conversar com fabricantes de impressoras e de tintas acerca do destino desse material. Ora, sabendo em que aplicação vai ser operacionalizado os técnicos têm como auxiliar na adequação do produto.

Empresas | Fremplast,
Mogk, Fabrijet, Yguaçú, Digitex, Audaces, Gênesis Tintas, Chigueto, SunChemical,
Coop, Embaplan, entre outras empresas.