MOGK 45 ANOS

   Permitir a “ousadia geradora de criatividade é permitir ir além de nós mesmos” [Barcellos, 2012], pelo que “o resgate da memória industrial sul-americana passa necessariamente por estudos acerca da imigração que trouxe Blumenau e Mogk, entre outros, gente de bravo empreendedorismo cuja memória ainda é esteio da sociedade e da indústria no sul brasileiro” [Barcellos, 2016].

Walter Mogk

Expressão maximizada do empreendedorismo enquanto tal, Walter Mogk foi o industrial que iluminou a estamparia, e o fez como num passe de mágica, ou no espaço da troca de carvões do projetor cinematográfico: sim, a estampa precisava de ajustes localizados que só a serigrafia, então, poderia oferecer, e ele desenhou e construiu equipamentos para estamparia têxtil-serigráfica de Blumenau para o Mundo.

Fábrica MOGK

Estabelecida em 1973 na região serrana e industrial de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, a MOGK é uma empresa com um histórico familiar cuja força está no desenvolvimento permanente de alternativas de produção industrial de máquinas e equipamentos para as áreas de estamparia e vidraçaria, e este conceito continua vivo, porque ao celebrar 45 anos de ininterrupta atividade a empresa é uma vitrine da evolução tecnológica que move o Brasil moderno.

Tanto no ramo da estamparia quanto no da vidraçaria, a Mogk não é somente fabricante de equipamentos, a empresa projeta e fabrica componentes essenciais ao bom desempenho das máquinas, como por exemplo, resistências elétricas.

Nos dias de hoje, os irmãos Ingo, Haraldo e Ralf continuam a história industrial iniciada pelo pai Walter Mogk a partir de uma área anexa ao Cinema Mogk… onde foi estabelecida a oficina mecânica da família em convívio direto com a natureza do rio Itajaí Açú…

Resgatar a história da empresa MOGK é resgatar princípios de idoneidade e de excelência industrial observados e aplaudidos em todos os recantos onde uma peça ou uma prensa mogkiana estejam ativas!

  

João Barcellos | escritor e historiador  || Notas: 1- in FALEMOS DE WALTER MOGK, na apresentação do livro IMAGEM ESPECIALIZADA NOS BASTIDORES DA COMUNICAÇÃO VISUAL, Febratex 2012, Blumenau; Livro, Ediç Edicon (Brasil) + CECHC (Portugal), 2012. 2- in DE BLUMENAU A MOGK PASSANDO POR HERING, da palestra na Fespa 2016, São Paulo.