Pneu Inteligente

Educação Ambiental e Tecnologia… Enfim juntas!

   A conscientização ambiental é atualmente a grande busca da humanidade. Análoga a esta, encontra-se a procura por melhorias nas questões relativas à mobilidade, através de alternativas sustentáveis e ecológicas, formalizando uma espécie de trinômio que aborde os aspectos referentes à melhoria do transporte, utilizando combustíveis renováveis, que não gerem poluição ambiental.

Nesta linha de pensamento, envidam esforços hercúleos os cientistas, a pesquisar os mais avançados resultados auferidos por concepções e desenvolvimentos que possam solucionar esta equação.

O veículo elétrico apresenta as melhores oportunidades para esta solução, porém ainda perdura um fator depreciativo, denominado como “ansiedade de autonomia”, o qual impacta na opção do usuário, pela preocupação no abastecimento da bateria, podendo dificultar o mesmo a atingir seu destino.

Desta forma, os estudos sobre o “pneu inteligente” reúnem fatores que convergem para a resolução deste ponto que ainda dificulta ao veículo elétrico em se consolidar como alternativa para estas melhorias ambientais.

Dentre as aplicações das mais atuais tecnologias verificadas no presente estudo, destaca-se a nanotecnologia, face ao seu teor avançado em termos de concepção e complexidade.

A nanotecnologia aplicada no pneu ao longo de seu funcionamento transforma o calor gerado pelo seu atrito com o solo, bem como suas deformações em trabalho, em energia elétrica que vai alimentar a bateria do veículo elétrico.

Integra-se a estas tecnologias, a possibilidade de serem tratadas as rodovias para que as mesmas façam parte do sistema que vai permitir a melhoria da performance dos veículos elétricos, através do “retro abastecimento”, por meio de reaproveitamentos de energias geradas e dissipadas pelo pneu inteligente ao longo do trajeto percorrido por este veículo.

O cenário vislumbrado coloca em destaque o pneu inteligente na melhoria da autonomia do veículo elétrico, devendo haver uma correlação destas tecnologias citadas com o aparelhamento de estradas, a exemplo de resultados positivos auferidos com aplicação de eletrodos sob o asfalto.

O pneu inteligente é efetivamente o caminho para se conquistar as reduções de utilização de combustíveis derivados de petróleo, bem como a eliminação da poluição gerada pela queima dos mesmos, consolidando a adoção de veículos elétricos com autonomia adequada às expectativas de utilizações.

 

Pedro Fabiano | Engenheiro Industrial, Professor Universitário e Consultor em Tecnologias e Processos.