Doutor Solda

Soldar? Ah, põe a ponta da vareta na peça e pronto… Ah, é?!

Não é tão simples assim. Vejamos: 1º- é preciso conhecer os parâmetros dos elementos elétricos envolvidos; 2º- que o revestimento do eletrodo (´vareta´) queima ao consumir oxigênio e gerando, aí, dióxido de carbono, o que impede que o metal de base oxide com a chama; e 3º- que existem diversos equipamentos para diversos tipos de soldagem.

   Mas, Otávio Luiz de Moraes, popularmente conhecido por ´Bola´, e aqui alçado à condição de Doutor Solda, diz-nos que “…solda é uma arte, porque exige conhecimentos e anos de prática, e é isto que levo ao conhecimento dos jovens que chegam para iniciarem uma carreira neste ramo n qual estou há 18 anos”.

Sim, e o nosso Doutor Solda, além de ensinar, faz assessoria técnica em empresas que capacitam os seus funcionários nesta arte: uma arte que é ao mesmo tempo ofício metalúrgico e base de muita criatividade acadêmica, ou não, na geração de produtos nos bastidores da cenografia, da comunicação visual, objetos promocionais e decorativos. Por isso, o Doutor Solda é um profissional muito requisitado para colocar o pingo nos is com a excelência de quem não pode se dar ao luxo de errar.

 

Doutor Solda / Otávio _ 11-99833.6700 (otavioluizmoraes@gmail.com)