Laser & Router

Comunicação Visual na Geração 3D

Um dos segmentos da comunicação visual que mais se expandiu, em arte e tecnologia, é o dos equipamentos para corte eletrônico.

A aplicação da tecnologia laser, sigla inglesa de ´light amplification by simulated emission of radiation´ [q.s. ´luz amplificada por emissão estimulada de radiação´] e da mecatrônica, plataforma para diversos processos de engenharia em circuitos lógicos para sistemas de mecânica e automação, em máquinas de corte de material na confecção de peças e/ou seu acabamento, alterou o mercado de trabalho e vem alterando o mundo acadêmico da engenharia.

Na verdade, trata-se da robotização, porque é a aplicação da inteligência artificial na substituição da mão-de-obra humana, ou, o que agora se denomina indústria 4.0 para dizer da plataforma única abrigando diversos sistemas sob comando eletroeletrônico com a excelência da precisão da nanotecnologia.

   Laser & Router  _  Os processo são parecidos, é verdade, mas o corte a laser utiliza um poderoso feixe de luz [um raio que queima, logo, não pode ser utilizado com todo o material], enquanto a router funciona como fresa [uma broca] que vai cortando e modelando.

   Comunicação Visual Em Nova Era  _  O desenvolvimento deste tipo de equipamentos já permite o corte de peças promocionais com grande formato tri-dimensional em gabinetes com desenho adequado, ou seja, o que durante muitos anos foi uma revolução 2D é agora a Era 3D com a amplidão de possibilidades que a nanotecnologia possibilita. O que significa que os mundos tradicionais dos têxteis, dos gráficos, etc., já não são mais os mesmos…