PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

Um Campo de Trabalho Serigrafista

Ainda é pouca a informação tecnológica acerca da aplicação de pasta serigráfica na confecção dos painéis fotovoltaicos, entretanto, é uma realidade industrial.

A aplicação serigráfica oferece à indústria da Energia Renovável, neste caso a Solar (leia-se: conversão direta dos raios do sol em energia eléctrica), sistemas economicamente competitivos na impressão que produz as células fotovoltaicas.

O que se produz com serigrafia? Células fotovoltaicas de Silício Cristalino (s-Si), Filmes flexíveis de células e Filmes finos de células em vidro plano

Mas, porque a operação serigrafista é tão importante? É que “…não existe outro tipo operacional que reproduza camadas funcionais seguras e copiáveis em questão de segundos e, mais importante, sobre qualquer superfície. Eis a funcionalidade da operação serigrafista” [João Barcellos, 2011]. O processo “…é uma linha de produção com parâmetros de impressão e precisão sob controle contínuo de qualidade” [idem]. O que pode falhar? Produtos mal escolhidos ou mal formulados, ou ainda, operações mal trabalhadas. Mas, esse ´mal´ só acontece se não se fizer controle dos parâmetros tecnológicos. Este campo de operação serigrafista é um processo de detalhes físicos e químicos, logo, uma especialidade.

 

Bibliografia
Improved Screen Printing Process For Very Thin Multicrystalline Silicon Solar Cells – DUERINCKX, F., CHOULAT, P., BEAUCARNE, G., YOUNG, R.J.S., ROSE, M., RABY, J.A.; in: EUROPEAN PHOTOVOLTAIC SOLAR ENERGY CONFERENCE AND EXHIBITION, 19. Proceedings… Paris: França, 2004.
Células Fotovoltaicas & Aplicações – MACEDO, J. C.; palestra. Rio de Janeiro, 2008.
Células Solares Com Campo Retrodifusor De Alumínio Formado Em Forno De Esteira – VELEDA, P.P.   PGETEMA, PUCRS, 2009.
Serigrafia Na Confecção De Painéis Solares – BARCELLOS, João; in ESTAMPARIA, livro (esgotado) e palestras. Cotia/SP e Fortaleza/CE, 2011.