Palavra do Editor

OPÇÕES

Publicidade & Negócio

Não, não e não. Como avançar com um negócio sem o publicitar? Difícil. E a publicidade também é o meio e a mensagem que equilibra a manutenção de um negócio de sucesso tendo por base a marca corporativa.

Escutei a questão entre diversas conversas durante um café com editores/fazedores de conteúdos tecnológicos e sociopolíticos. É raro, mas o mundo editorial da tecnologia mistura-se também com outras áreas porque os conteúdos convergem na linha mercantil da comunicação, que é social e é visual

A publicidade e o negócio sugerem opções de trabalho e, acima de tudo, uma interação que leva à idealização de focos. A primeira opção é ter o negócio estruturado, a segunda é dinamizá-lo com publicidade direcionada ao público-alvo, e isto diz tudo. Quando se quer um negócio que vire sucesso e não se alia o produto a uma publicidade, geral ou específica, o sonho do sucesso é difícil de concretizar. Em muitos casos, a divulgação sistemática de uma marca garante a continuidade de um ou mais produtos no campo mercantil, eis a terceira opção. A quarta opção é ter o produto relacionado em textos e eventos tecnológicos e/ou sociais, uma variante que cimenta a institucionalidade.

Não agir segundo tais opções é deixar o produto ao sabor de ondas mercantis que o podem maltratar, porque a evolução da publicidade em torno de um objeto é tão significativa quanto ele mesmo aos olhos e na leitura do público-alvo.

Este tipo de café com editores/fazedores de conteúdos é raro, mas quando acontece gera resultados até para as marcas que servem de base para a conversa.  

 

BARCELLOS, João
Escritor, Pesquisador de História, Conferencista