Palavra do Editor

Expressão Visual
Na Moda & Na Decoração

Na perspectiva do uso…, tudo o que projetamos para vestir/calçar e decorar é uma sinalização daquilo que somos e daquilo que absorvemos enquanto integrantes da sociedade industrial.

Agora que se anunciam as feiras Agreste Tex (Caruaru), Fespa | Digital Printing (São Paulo) e FuturePrint (antiga ´Serigrafia´, em São Paulo), eis que velhas questões retornam à pauta de editores, e uma delas é Expressão Visual Na Moda & Na Decoração. Com tal título proferi duas palestras neste início de 2019 para estudantes de comunicação e de moda, ainda em torno do meu livro Indústria Digital.

Mais uma vez digo que Comunicação Visual é vasto leque de segmentos têxtil-gráficos, logo, uma indústria que, no Brasil, carece de identidade própria diante da confusão de ´dogmas´ lançados por ´papas´ sem trono nem altar.

Estilista que idealiza, traça, corta, estampa e costura, é alguém que manifesta visualmente uma arte, comunica visualmente, como fazem serigrafistas, tampógrafos, gráficos, etc., do mesmo jeito fazem desenhistas industriais na projeção de móveis, carros, aviões; e assim é que na Agreste Tex, na Fespa | Digital Printing e na FuturePrint, o que vemos e sentimos é uma intensa atividade de profissionais que utilizam a expressão visual para comunicarem tendências industriais dirigidas à confecção de artigos que vão decorar este ou aquele ambiente, dar cobertura funcional a esta ou aquela máquina, ou seja, o que chamamos de Comunicação Visual é parte de uma estética social e industrial que nos rodeia no cotidiano doméstico e profissional. Tenho dito…

BARCELLOS, João
Escritor, Pesquisador de História, Conferencista