FESPA | Digital Printing 2020

Digital Textile Conference

   O que é a Indústria Têxtil, hoje?

   Do artesanal à leveza sustentável da ferramentaria digital em meio à ´Indústria 4.0 ´, quase tudo foi alterado entre 2004 e 2019, ou seja, 15 anos de transformações em chão-de-fábrica e logística e mercado. Mas foi e é na tecnologia que aconteceu a diferença.    Por isso, a FESPA Digital Printing 2020 apresenta na sua 6ª Edição brasileira a Conferência do Têxtil Digital (Digital Textile Conference), um espaço de palestras e exibição de materiais com o patrocínio da empresa Global Química & Moda.
    Segundo a AP&S, promotora do evento, está em debate nesta indústria o ciclo de produção da moda, que se transforma no mundo com coleções que surgem e são substituídas com muita rapidez. Isso faz com que as inovadoras tecnologias em impressão digital ofereçam novas capacidades aos produtores, agregando mais oportunidades.
   As pesquisas, como o FESPA Print Census, indicam que este é um grande momento para a estamparia digital: produtos têxteis impressos digitalmente apresentaram crescimento na casa de dois dígitos de forma consistente nos últimos 4 anos.
   De acordo com Alexandre Keese, diretor do evento, é “…um momento realmente transformador na indústria têxtil, que recebe o impacto direto de novas tecnologias e dá início a um novo modelo de consumo. Este novo conceito traz maior eficiência produtiva quando falamos nas produções em escalas menores e na criação de peças customizadas e sob demanda permitidas pela impressão digital. E o FESPA Digital Textile Conference vem exatamente para apresentar este panorama do mercado e como é possível se beneficiar das tecnologias”.
   No espaço, uma certeza: a estamparia digital está preparada para atuar nesta nova forma de consumo, com coleções 100% personalizadas e sob demanda. Serão discutidas as tecnologias – seja sublimação, impressão direta (DTG) ou impressão industrial, as tendências, os desafios, as questões sustentáveis e tópicos que fazem e farão parte do pensamento do produtor têxtil.
   Além de todos os benefícios da impressão digital têxtil para a indústria da moda, será abordado como esta tecnologia se posiciona para atender outros mercados, como a decoração de ambientes, os produtos de cama, mesa & banho, a sinalização que vem se apropriando do soft signage para mudar conceitos, e os benefícios do tecido como um todo dentro da indústria de impressão.